Educação, Cidadania e Filosofia

quinta-feira, 29 de julho de 2010

O conceito de cidadão remonta à grécia antiga. No sentido moderno a cidadania deve ser conquistada por meio da participação social e do compromisso com a comunidade de referência. Contudo, pode-se tomar como um elemento a priori que não há possibilidade de democracia real, pois todos não podem participar.
Tendências modernas inspiradoras do movimento CTSA demandam como ideal que a educação ajuda a elaboração do conceito de cidadania. Nesse sentido, deve-se levar em conta o contexto cultural no qual o estudante está inserido, para que possa participar. Contextualização significa, por exemplo, a vinculação do ensino com a vida do aluno. Há hoje uma dimensão muito forte de relevância da formação geral por meio da educação como formação da própria cidadania. Esta dimensão também retorna à Grécia, pois a revolução silenciosa oferecida pelo velho Sócrates à sociedade ateniense era da formação de novos cidadãos por meio de uma reflexão sobre o estado vigente, e isso era promovido em um sentido claramente educativo.

Um comentário:

Ciências em Foco disse...

Achei a postagem muito interessante. Continue assim.

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